Paixão Masculina

Por Cristiane Senna, com reportagem de Marcela Farrás - Marie Claire - 06/2007

Entrevista: Luiz Cuschnir fala mais sobre a paixão masculina
O psicoterapeuta Luiz Cuschnir explica o que paixões arrebatadoras causam na mente masculina

Homens e mulheres reagem de formas diferentes a paixões ardentes. Ele se mantém mais quieto e procura demonstrar os seus sentimentos explosivos com atitudes. Ela expõe sua fragilidade e costuma falar o que sente, sem receio de se mostrar transparente. Mas o que acontece quando um homem resolve assumir a paixão por inteiro? Luiz Cuschnir, psicoterapeuta especialista em comportamento masculino e autor do livro "Homens sem Máscaras - Paixões e Segredos dos Homens" (Ed. Campus), dá a pista.

Marie Claire Online: Quando um homem se dá conta de que está apaixonado
Luiz Cuschnir: Depende de cada homem. Se for uma pessoa desligada, ele pode não perceber tão claramente. Fisiologicamente, o homem apaixonado tem descargas de adrenalina que o deixam agitado, se emociona facilmente e tem uma excitação sexual maior quando está em contato com a mulher desejada.

MCO: O que um homem faz por uma paixão?
LC: Homens enviam presentes. Pode ser uma cesta de flores, jóias ou até uma viagem para Paris. Dependendo da situação, quanto mais inusitado o convite, melhor.

MCO: Homens e mulheres reagem da mesma forma a paixões arrebatadoras?
LC: Não. Em uma paixão incontrolável, os dois tendem a criar muitas fantasias, mas o homem costuma projetar o futuro, pensar como seria a vida em conjunto, um fim de semana juntos e até mesmo a próxima noite de amor. A mulher não pensa dessa forma. Ela recria no pensamento todas as situações em que estiveram juntos, o que disseram um para o outro. A mulher revive o que aconteceu.

MCO: Por que os homens tendem a esconder seus sentimentos por uma mulher e dificilmente dizem "Eu te amo"?
LC: O homem não tem a necessidade de verbalizar o sentimento, ele apenas o vive e demonstra isso de outras maneiras.

MCO: Como o homem lida com a decepção amorosa?
LC: Existem vários estilos de homem, vários padrões. Existe o homem que tem total controle da situação e logo parte para outra, e existe aquele que sofre e se humilha. Esse sofrimento pode vir carregado de agressividade, fazendo com que ele fale mal da mulher para outras pessoas. Ele pode também buscar um jeito de se reconciliar com ela e fazer promessas que acha que vai cumprir. Existem ainda homens que tendem a se recolher mergulhando no trabalho, por exemplo. Outros exacerbam um comportamento que já tinham, como beber ou malhar em excesso.

MCO: De que forma a mulher pode deixar claro para o homem que ele está sendo correspondido?
LC: Chamar para um jantar, enviar pequenos presentes ou propor um programa a dois são pequenas delicadezas importantes para que ele se sinta bem no relacionamento.

MCO: O que um homem apaixonado pode fazer para conquistar sua amada?
LC: Para conquistar uma mulher, o homem precisa ter noção de adequação e de sensatez. Quanto mais discreto ele for, mais chances de conquistá-la através de suas qualidades e capacidades intelectuais. Correr muito atrás da pessoa amada pode destruir a paixão. Existem mulheres que se sentem invadidas quando percebem que o companheiro é um grude. Não há paixão que resista!

Descubra se o seu parceiro é apaixonado por você

  • Ele te olha nos olhos e diz que te valoriza simplesmente pelo que você é.
  • Mostra que você é prioridade através de gestos ou atitudes
  • Quando te presenteia, deixa claro que o que está ali nunca foi dado para mais ninguém.
  • Desliga o celular ou deixa o computador de lado para dar atenção a você.
  • Telefona para dizer apenas que está com saudade.

Share