Novo manual de comportamento dos homens

Ouse! - por Simone Serra- setembro/2006

(Quase) tudo o que você sabe sobre eles está errado. Conheça agora o Novo manual de comportamento dos homens. Será que os rapazes são mesmo como as mulheres imaginam? Não necessariamente. É hora de rever certos conceitos e descobrir quais são verdadeiros, aqueles que estão errados e os muitos que, com certeza, se tornaram ultrapassados

1. Homens só pensam em sexo - + ou -
Não do jeito que você acredita. "Esse é um tema que os preocupa muito, mas nem sempre está ligado somente ao prazer ou á falsa idéia de que ele apenas quer é sair pegando todas as garotas do pedaço. O sexo pode ser um fardo para o homem", explica o psicoterapeuta Luiz Cuschnir (SP). "Há uma cobrança grande de que o macho tem que dar conta do recado. Esse conceito de super-homem é o tempo todo reforçado pela sociedade", completa o psicólogo e terapeuta sexual Claudecy de Souza (SP). Logo, meninas, é claro que eles pensam naquilo, porém não só pra se dar bem. Os moços também querem nos satisfazer, precisam se sentir amados e necessitam de carinho.

Os moços são vaidosos, românticos e nem todos traem

2. Homens não sofrem por amor - FALSO
Sofrem sim! "E o fazem de forma amarga, silenciosa e no escuro. Em geral, não demonstram nem reconhecem o sofrimento", afirma Luiz Cuschnir. Mais uma vez entra em questão o aspecto cultural da masculinidade, que diz que homem que é homem não chora e precisa ser fortão. "Mas eles têm sentimentos, o problema é que na maioria das vezes sentem imensa dificuldade em expressá-los", diz Claudecy de Souza.

3. Homens não querem perder tempo com preliminares - VERDADEIRO
Pois é, amiga! E há boas razões pra isso. Segundo Cuschnir, não é que eles não gostem das preliminares, mas o fato é que sentem mais prazer com a penetração. Além disso, há a questão cultural. "A mulher desenvolve muito mais os órgãos dos sentidos. Pense, por exemplo, em uma mãe arrumando o cabelo da filha. Esse é um momento de carinho, de toques, quase um ritual. Enquanto o rapaz tem contatos mais brutalizados", ressalta Claudecy. A boa notícia é que o homem gosta, sim, de satisfazer a mulher a quem está amando, e pra isso pode aprender a valorizar as preliminares. é só você ensiná-lo com jeitinho.

4. Homens não são românticos - FALSO
Quem disse? "Isso é um estereótipo. O que acontece é que desde pequenas as meninas desenvolvem muito mais o seu lado sensorial em função das brincadeiras de boneca, das histórias de príncipe encantado. A mulher treina o carinho, o cuidado, o diálogo, a espera. O homem, ao contrário, tem brincadeiras mais brutas e enérgicas", esclarece Claudecy. O resultado disso é que eles levam um pouco mais de tempo para desenvolver seu lado romântico. Cabe ás mulheres darem uma forcinha! Cuschnir também acha que eles são românticos, porém o romantismo masculino dura menos tempo. "Mesmo quando ligados a uma mulher, os homens não se perdem em divagações, lembranças e planejamentos."

5. Homens gostam de exibir lindas mulheres como troféu - VERDADEIRO
Sim, sim, sim. "Assim como as mulheres gostam de desfilar com caras bacanas", fala Claudecy. Ele acrescenta que o problema é quando esse exibicionismo inverte o valor da relação, que acaba ficando em segundo plano. Cuschnir diz que o homem quer que as pessoas admirem a sua mulher como uma pessoa importante, bonita, simpática, inteligente, etc. "Se o cara a acha assim tão especial, ele quer que as pessoas a vejam desse jeito."

6. Homens não gostam de cozinhar - + ou -
Depende. "A maioria não gosta de fazer a comida diária para a família, mas aqueles que apreciam comer e se interessam pelos prazeres do paladar adoram criar pratos diferentes na cozinha", diz Cuschnir. E a prova disso são os grandes chefs: a maior parte deles é do sexo masculino. "Há homens que usam a arte culinária até para seduzir e agradar uma mulher", acrescenta Claudecy.

7. Homens preferem as loiras - QUEM SABE?
Luiz Cuschnir diz que existe sim uma atração maior por esse tipo físico. E que essa é uma questão cultural, já que as loiras são mais valorizadas pela mídia como padrão de beleza. Mas Claudecy de Souza anima as morenas, dizendo que essa preferência nunca foi confirmada por estatísticas.

"Gosto de mulher com curvas. Minha namorada é assim. Tem bocão, corpão, e é loirinha!" Bruno Ferrari

"Se a loira for a Marilyn Monroe até que faz sentido. Mas não é a cor do cabelo que define uma relação." Alexandre Barillari

8. Homens traem, sem exceção á regra - FALSO
Mentira (ainda bem!). "Muitos não pensam em trair por acharem complicado lidar com a mentira, ficarem mal em relação ao compromisso que têm com a mulher, sentirem culpa pela ingenuidade dela ou por falta de vontade ou espaço para trair", diz Cuschnir. Para Claudecy, hoje o homem trai tanto quanto a mulher. "Eles traíam mais porque elas achavam que o adultério dava má fama. Para os homens, ao contrário, quanto mais mulheres, melhor. Agora a realidade é outra."

9. Homens não têm vaidade, não se cuidam - FALSO
Essa noção já era. "Eles não demoram tanto cuidando da beleza, mas estão sempre se comparando com outros e verificando se possuem atributos que atraem as mulheres. E os moços adoram elogios. Quando recebem um, ficam com ele bem guardado e o usam de referência para saber como estão sendo avaliados", entrega Cuschnir. Conclusão: não custa elogiar se você gosta especialmente de alguma parte do corpo ou do jeito do seu gato. Como você, ele também merece se sentir bonito, interessante e desejado.

10. Homens não se conformam de ganhar menos do que as mulheres - VERDADEIRO
Sem dúvida. Esse é um problema real, que mexe com a identidade masculina. "Historicamente, eles sempre foram os provedores. De repente, os papéis se inverteram na família e na empresa em que trabalham", lembra Claudecy. "E essa mudança gera um incômodo, uma sensação de humilhação, de incapacidade de poder proporcionar á mulher mais segurança e melhor exposição social. Os que se conformam muitas vezes entram num processo depressivo", conclui Cuschnir.

11. Homens não gostam de criança - FALSO
Eles até curtem muito os pequenos. Segundo Cuschnir, o que não costumam gostar é dos cuidados de rotina, mas sentem grande prazer com os momentos de carinho e brincadeiras com as crianças. "Hoje há pais que se dedicam muito aos filhos e vários têm mais paciência que as mães. Geralmente, eles contam com alguma ajuda, mas se percebem que não há ninguém para fazer isso, assumem tudo", completa Claudecy.

12. Homens fogem do casamento - + ou -
Cuschnir garante que dificilmente o homem anseia pelo matrimônio. "A não ser que ele corra o risco de perder a mulher. Do contrário, prefere manter uma relação sem esse compromisso", explica. Bem, a partir dessa informação chega-se á conclusão de que a mulher pode e deve demonstrar o que espera porque se depender dele a situação ficará sempre na mesma. Claudecy afirma que esse conceito de que homem foge de casamento é um preconceito alimentado pelos próprios homens. "São aquelas piadinhas de dizer que se casamento fosse bom não precisava de aliança, toda uma representação social que os homens reforçam, mesmo sem concordar."

13. Homens não têm sutileza - VERDADEIRO
Mas estão tentando aprender. Eles não se ligam em pequenas coisas e muitas vezes não percebem o que está por trás das situações. "A falta de sutileza tem a ver com o modo como são criados. As brincadeiras das meninas são mais detalhadas que as dos meninos", exemplifica Claudecy. Cuschnir relata que o que lhes falta em sutileza sobra em espontaneidade. "Eles não se preocupam tanto com o que falar ou mostrar como as mulheres."

Resumo: os moços são mais relaxados.


Share