Como os Homens Reagem à Paixão?

Globo VideoChat / Marie Claire - jun/07

Leia abaixo o chat Marie Claire na íntegra - Globo videochat

Moderador fala para a platéia:
Boa noite! No chat da revista "Maria Claire", entenda como os homens reagem à paixão. O convidado é o psicoterapeuta Luiz Cuschnir. Envie sua pergunta!

Dr. Luiz Cuschnir fala para a platéia:
Boa noite, é um prazer estar com vocês.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Angela_Lopes:
E a história de que o homem se entrega mais do que a mulher? Dizem que quando um homem gosta de verdade, ele é capaz de fazer qualquer loucura, mas a mulher é mais racional. é assim mesmo que acontece? Por quê?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Angela_Lopes:
O homem pode fazer qualquer loucura porque ele não sabe lidar tão claramente com os sentimentos, ele pode se confundir muito. Então, muitas vezes o homem está apaixonado pelo amor que ele tem, e é por ele que ele está tomando uma série de atitudes e tendo esse comportamento tão intenso. Ele mistura isso ao que ele sente em relação a essa mulher. Quando se trata de paixão mesmo, os homens ficam mais discentrados, porque no geral eles ficam muito mais controlados. Quando eles se envolvem, eles se envolvem muito facilmente.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Janaina_RJ:
Podemos separar em uma linha do tempo, faixas de idade em que o homem se comporta de maneira diferente em relação à paixão? Tem diferenças explícitas entre a faixa dos 20 e dos 40 anos, por exemplo?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Janaina_RJ:
Com certeza existe, mas não só em relação à paixão, ao envolvimento mais intenso do homem para com a mulher. O homem com 20 anos é um jovem e tem muito mais liberdade para expressar seus sentimentos, se ele tem essa possibilidade de expressar. é como se ele tivesse muito menos amarras, ele está mais solto. Ele tem muito menos cicatrizes ao longo da vida em relação às mulheres. O homem de 40 tende a não expressar essa paixão dessa maneira mais solta, mais livre, e muitas vezes usa esses recursos mais românticos de paixão. O jovem atua mais. O homem mais velho vai utilizar esses outros recursos mais românticos, como os presentes, as palavras. Ele se expressa de maneira mais elaborada porque ele tem esses recursos disponíveis.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Rodrigo_Lopes_BH:
Até que ponto a insegurança do homem influencia a postura dele frente à relação? Quando nos sentimos ameaçados, tendemos a ficar mais intensos no amor?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Rodrigo_Lopes_BH:
Vamos entender bem isso. A primeira questão é o quanto a insegurança influencia. Essa insegurança pode provocar uma grande retração, como pode até provocar um exagero e até, em certos momentos, inadequação. é muito comum que um homem muito inseguro comece a falar muita bobagem, ficar muito prolixo, muito insistente. E, claro, esse mesmo homem pode se retrair, ficar muito mais invisível. Agora, se um homem ameaçado pode expressar mais intensamente a paixão, isso também tem uma relação forte com o homem mais maduro, mais sensato que com a auto-estima estabelecida se desequilibra menos e mantém um certo controle da relação e de si próprio.

Moderador apresenta a mensagem enviada por KarenDias:
o homem costuma confundir os sentimentos com muita frequencia?

Dr. Luiz Cuschnir responde para KarenDias:
Não consigo responder isso, Karen. Eu precisaria de alguma coisa mais específica.

Moderador apresenta a mensagem enviada por karla_batista_matogrosso:
Será que até por conta da paixão, o homem não consegui lidar muito bem com a traição? Existe relação?

Dr. Luiz Cuschnir responde para karla_batista_matogrosso:
Eu vou dizer que com certeza a gente pode indicar que o homem não sabe lidar com traição. Ele lida muito mal, desde a negação ou ficar fora de si, violento, que é essa maneira muito inadequada de lidar com a traição. Muitas vezes o medo de isso ocorrer impede o homem de se entregar plenamente. O nível de confiança precisa ser tão grande, tão grande, que ele nem se entrega. A entrega, por mais que a mulher tente, fica comprometida. O homem se retrai nessa doação. E, às vezes, não tem a ver com a pessoa que ele está lidando.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Renata.Rios.DF:
Por quê os homens costumam ter mais dificuldades em expressar o amor e a paixão? O sentimento é menos intenso ou é a criação masculina que faz com que eles passem uma imagem mais dura?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Renata.Rios.DF:
Primeiro, com certeza a educação, a cultura não ajuda em nada a expressar os sentimentos masculinos. O homem tem mais dificuldade com amor e paixão depedendo do quanto ele ultrapassou essas restrições de não expressar o que ele está sentindo. Temos, inclusive, estudos que mostram que os meninos não são estimulados a mostrar sentimentos e emoções como as meninas. Se ele consegue ultrapassar essas desinformações emocionais, é claro que ele vai ter menos dificuldade mais pra frente de exprimir amor e paixão.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Helena.SC:
Uma vez li uma pesquisa que dizia que os homens demoram anos para se recurar de um relacionamento que acaba, enquanto as mulheres superam em poucos meses. Essa informação procede? Por quê isso acontece, mas parece ser o contrário?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Helena.SC:
Tudo depende de como o homem vai elaborar o término de uma relação. Se o homem vai percebendo que essa relação é prejudicial a ele antes dela terminar, muitas vezes ele não demora para se recuperar, ou nem precisa se recuperar, pois ele já recuperou antes dela terminar. Não podemos generalizar. Se ele demora para se recuperar, isso demonstra que ele estava envolvido a tal ponto que ele não conseguiu romper nem antes, nem depois que essa relação não existia mais. Como, muitas vezes, ele não tem os recursos disponíveis para se reestruturar dentro dele, ou exteriormente, esse homem acaba se recuperando com mais dificuldade de um amor que se encerrou. As mulheres têm mais companhia e podem falar mais abertamente sobre o assunto, o que acaba facilitando para elas.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Cristina:
Dr, como saber por atitudes que meu marido me ama? Quais são as pistas?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Cristina:
É uma situação que eu respondo muito, que é uma necessidade que as mulheres têm de ouvir o 'eu te amo'. Muitas vezes o homem está dizendo que a ama sem usar palavras e ela não percebe. Recentemente eu fiz uma pesquisa que indicava que enquanto as mulheres investem muito diretamente na relação com o companheiro, os homens investem indiretamente o seu afeto, o seu amor, o seu carinho, através da segurança que ele pode dar à família e até mesmo do convívio. é como se o homem tivesse preocupado em dar todo suporte à mulher e, às vezes, ele até faz isso materialmente. Quando o homem está preocupado em conseguir uma casa para a família, por exemplo, ele está declarando amor. é uma maneira estranha, mas é uma maneira. Eu fiz essa pesquisa sem dar nenhum juízo de valor.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Roberto:
roberto/rj Pegando ganho na pergunta da renata, as mulheres tbm não influencia essa pouca demonstração de paixão. No sentido de que ela deseja uma homem sempre seguro, decido, firme.

Dr. Luiz Cuschnir responde para Roberto:
Você tem toda razão, acho que as mulheres não querem mesmo homens muito melosos, insistentes, homens que demonstram uma baixa auto-estima. Mas isso de estimular que eles tenham dificuldade de externar amor e paixão depende mesmo dessa possibilidade dos homens descobrirem maneiras de declarar, sem ser de uma maneira tão fragilizada, tão pouco consistente e, algumas vezes, tão pouco femininas.

Moderador apresenta a mensagem enviada por sdm:
porque quanto mais desejamos o homem,mais elogiamos ou abrimos nossos sentimentos, mais eles nos desprezam ou dam um de duroes??

Dr. Luiz Cuschnir responde para sdm:
Existe uma máxima que é o homem precisa se manter na posição de conquista. Isso não quer dizer que o homem não goste de ser procurado, de ser apontado como objeto de desejo delas. Mas tem isso. O homem que fica na posição dele ter que fazer o movimento na conquista, ele se fortalece e se sente mais próximo do que ele é. Quando ele tem todo esse aplauso e esse excesso de demonstração que ele é importante, que ele é o máximo, ele acaba se confundindo com uma figura narcísica dele, vira um pavão. é um jogo muito delicado. As mulheres de alguma forma podem demonstrar o interesse, mas não ficar adulando. Se não acaba virando um jogo, o que não é bom para nenhuma das partes.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Ester:
até que ponto uma situação financeira ruim pode interferir na relação amorosa de um homem

Dr. Luiz Cuschnir responde para Ester:
Muito. O homem depende diretamente do dinheiro e do economico para, a partir daí, ter toda uma sequência de afirmações dele. Então, o homem com uma situação financeira abalada, é como se perdesse a energia vital dele através do dinheiro. Até porque esse dinheiro representa poder, produtividade. Se um homem está envergonhado dele mesmo fica difícil de se relacionar com qualquer pessoa.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Bela:
Quando um homem diz que ama logo no início do namoro (no primeiro mês), podemos acreditar? Ou devemos levar em conta o fato de ele querer conquistar a mulher sem fazer muito esforço?

Dr. Luiz Cuschnir responde para Bela:
A priori não é para acreditar mesmo. Esse amor logo no início, provavelmente ele está amando o amor dele, pois é impossível conhecer uma pessoa no comecinho. Ele não está amando essa pessoa, mas a imagem que ele tem dessa pessoa, que muitas vezes é a imagem que ele tem dentro dele, ou seja, o amor dele. Agora, acreditar, cada um acredita no que quer. Se te faz bem, acredite. Mas isso não quer dizer que não vá surgir um relacionamento importante. Essa declaração de amor, muitas vezes, é como ele sabe se aproximar da mulher. Ele não sabe como manter nesse início, não tem outros recursos, não tem intimidade. E aí cada um pode aceitar ou não que esse seja o jeito dele. Isso não é negativo. O mais importante é que a mulher não queria acreditar que esse homem realmente está olhando pra ela pelo que ela é. Se ela não se mostrou, se não ofereceu todos os dados possíveis para ele, essa declaração vai ser uma declaração em cima do que ela oferceu. é bom ter cuidado para não se envolver nessas declarações, pois o homem tem um treino forte para fazer todo um teatro e conseguir que essa mulher ceda para ele, se entregue para ele e a mulher vai, né? Ela acha que ele realmente está falando com ela.

Dr. Luiz Cuschnir fala para a platéia:
Eu que agradeço a todos e até uma próxima para conversarmos sobre outros assuntos. Um abraço!

Moderador fala para a platéia:
O chat de "Marie Claire" fica por aqui. Obrigado a todos pela participação e até a próxima!


Share